novembro 09, 2013

Outubro 2013 - Nº 70

                          AS ONDAS DO MAR          

“Somos um Povo a caminho”

O ANO DA FÉ, que temos estado a celebrar, foi proposto pelo Papa Bento XVI no cinquentenário do encerramento do CONCÍLIO VATICANO II. Não se trata de uma mera recordação de um passado que muitos ainda recordamos. O intuito principal é motivar os cristãos a regressar aos textos do Concílio, pois que os cinquenta anos transcorridos de modo nenhum esgotaram a actualidade do seu conteúdo. A ideia da convocação do Concílio deveu-se à inspiração do Papa Beato João XXIII que soube sentir, nos sinais dos tempos, a necessidade da Igreja se abrir a uma nova situação da humanidade, depois de um século de enormes mudanças políticas e sociais induzidas pelo progresso das ciências e da tecnologia, pelo eclodir de duas guerras mundiais, pelo processo generalizado de descolonização e globalização, bem assim como pela gradual rarefacção dos cristãos praticantes nos países de tradição católica.
O desafio que nos propõe agora o nosso Bispo insere-se na mesma linha de preocupações: trata-se de mobilizar os cristãos da diocese para o estudo dos textos fundamentais do Concílio, no que se refere à vida da Igreja e ao papel que todos os baptizados nela devem assumir. Este ano pastoral (2013-14) será o primeiro de uma série de quatro destinados a preparar um Sínodo Diocesano em 2016-17. O objectivo (nas palavras do Senhor D. Manuel Felício) é que o dito Sínodo, preparado em conjunto, nos leve a “redescobrir os caminhos pelos quais as nossas comunidades e a nossa vida de fé hão-de aplicar as orientações do Concílio. Queremos identificá-las para depois as passarmos a aplicar. E isto sempre com a colaboração de todos.”
Neste primeiro ano, pede-se-nos que, em clima de discernimento colectivo e à luz dos textos fundamentais do Concílio referentes à natureza e vida da Igreja, nos debrucemos sobre a nossa própria experiência de cristãos inseridos na Igreja Universal através da nossa Paróquia e da nossa Diocese.
Este vai ser, pois, um objectivo e uma pre-ocupação de todos nós durante o presente ano pastoral.
P. Manuel Vaz Pato, sj

A alegria do REcomeço


Decorrido o período de pausa para férias, recomeça um novo Ano Pastoral, muitas actividades e grupos na paróquia começam a dar os primeiros passos.
No dia 5 de Outubro, recomeçámos a catequese num ambiente muito acolhedor e cheios de entusiasmo com os catequistas, catequisandos e seus encarregados de educação.
Deram-se as instruções iniciais, distribuíram-se os grupos e fez-se, em alguns casos, os primeiros contactos entre catequistas, pais e catequizandos.
São momentos importantes a ter em conta no início de uma caminhada catequética. 
A vontade de dar, de ser mais ainda, de marcar a diferença, acompanha-nos sempre, e temos progredido nesse sentido.
Novos membros da nossa comunidade aderiram a esta aventura de serem educadores da fé. Sim, uma aventura! Mas também uma responsabilidade que marca a nossa vida de cristãos.
Somos 265 catequisandos inscritos, 41 catequistas dos quais 24 são jovens, mais a coordenação da catequese e claro os Párocos que são imprescindíveis nesta caminhada. Uma alegria!
Todos estamos motivados. Oferecemos o nosso serviço, mesmo que um ou outro, num momento ou noutro se ache 'incapaz', mas a verdade é que se entregarmos o impossível nas mãos de Deus, Ele fará o melhor. Não deixará que nada nos impeça a realizar esta tão nobre missão. Só precisamos que a nossa fé seja do tamanho de um grão de mostarda... 
Agora, vamos lá 'Celebrar a Fé'!
Maria Falcão

Nenhum comentário: